Para mim, o bem e o mal são principalmente conceitos de sociedade:
eles dependem inteiramente do país e do tempo.
Num país algo de mal é simplesmente "condenado" pela prisão ou pena qualquer.
exemplo:
Neste sentido, no tempo dos vikings na Idade Média é "Bem" matar muitos inimigos e morrer de espada na mão.
Na nossa sociedade, é "Mal" matar. A menos que o estado finalmente declare guerra contra outro país, caso em que será "Bem" matar jovens inocentes do lado oposto.
Resumindo, isto é extremamente relativo.
Então, alguém que queira fazer o "Mal" numa sociedade deve contar que irá pagar o preço, se for apanhado. (se você se recusar a matar soldados do exército oponente será executado: você é mau !)
-----------------------------
De um ponto de vista pessoal:
é bastante variável, muitas pessoas pensam que estão a fazer bem para os outros quando na verdade eles estão a prejudicá-los.
-----------------------------
Do ponto de vista do universo? Essa é a pergunta que zanga ?
Eis a minha opinião:
Existem dois campos: o chefe de baixo e o de cima (que são as mesmas coisas no fundo, uma vez que o universo (o todo), é uma grande e única entidade)
Eles governam cada um dos pólos do mundo relativo: um representa o medo e outro o amor.
Aqueles do campo inferior tentam ter poder "SOBRE OS OUTROS", dizendo-lhes o que fazer, como viver, tentando domina-los ou matando-os. (isto lembra me algo..)
Aqueles do campo superior tentam ter poder "COM OS OUTROS" ( ajudando-os apenas quando eles pedirem, sem os julgar, buscando solidariedade!)
Os profetas de cima (Jesus ou outros), revelam-nos até onde podemos ir por amor.
Os de baixo (Hitler ou outros) mostram-nos quão longe podemos ir pelo medo.
Eu não julgo nenhum dos dois campos (nunca tendo estado no campo de cima, por enquanto, mas já tendo frequentado o campo de baixo por muito tempo: com medo dos outros e tentar esmagá-los como nossa educação nos ensinou: porque a nossa sociedade nos ensina a competição)
No final, uma vez que todos são únicos, têm a sua própria definição: aquela que corresponde à experiência que sua alma quer realizar: aquilo que ajudar a atingir essas experiências é "bom" e o resto é "o mal".
O problema disto tudo, acho, está na deficiência da nossa comunicação e consciência !
Sem comentários:
Enviar um comentário