01/04/10

Dura Realidade...

Encontrei este artigo no Blog do Mr X através do site Fim dos Tempos.net. O autor do artigo dá nos a sua visão do mundo que, apesar de caótica, talvez seja a dura realidade e ele até tenha razão...



Você está preparado para o caos?


"You are about to enter a world of pain." A frase é do filme "The Big Lebowski", dos irmãos Coen, que assisti apenas recentemente. (É bem bacana, e é um filme que só poderia ter sido rodado em Los Angeles. Esses personagens excêntricos não caberiam em nenhum outro lugar.)

Mas voltando à frase: acho que resume como poucas o sentimento que percorre grande parte do mundo civilizado hoje em dia.

Ou, parafraseando Marx. Há um fantasma rondando o mundo. O fantasma do colapso global. Não, não uma mera crise: um colapso total.

Ei, não gosto de ser apocalíptico, mas é o que está no zeigeist. A passagem do Obamacare nada mais é do que o último baile da ilha fiscal. Après Obama, le deluge.

Em recente post, Richard Fernandez observou que vem uma tempestade aí. Coisa séria. Desvalorização da moeda, guerra e tudo mais. A crise não é apenas americana, é mundial. Se os EUA estão gastando o dinheiro que já não têm, a Europa (leia-se Alemanha e França) está para emprestar o dinheiro que tampouco tem à Grécia, para que esta não entre em bancarrota e puxe o euro junto. A China? Não se iludam: também enfrenta uma housing bubble particular. Os países árabes? Vejam o caso da crise em Dubai. Isso sem falar nos vários conflitos que ameaçam pipocar aqui e ali, dos quais os atentados em Moscou são um mero lembrete. Ninguém se salva tão facilmente dessa.

Mas é possível que quem fique pior sejam os EUA, simplesmente devido ao velho ditado: quanto maior a altura, maior a queda.

Em um artigo extremamente interessante, um russo fez uma comparação entre o colapso soviético pós-comunismo e um hipotético colapso americano. Segundo ele, os russos estavam bem melhor preparados do que os americanos, e por isso sofreram menos do que os americanos irão sofrer.

O raciocínio é simples. Os soviéticos estavam acostumados à fila do pão, à falta de combustível, ao racionamento, ao cortes de luz. "In Soviet Russia, you don't go to party, the Party goes to you."

Mas a América? Os EUA vivem um grande sonho, e ainda não acordaram. Sempre digo que o grande problema dos EUA foi a excessiva prosperidade. Só esta pode explicar tantos e tão absurdos gastos, a ilusão de querer dar "saúde grátis para todos" em um momento que não há dinheiro nem empregos.

Imagine então quando o colapso vier. Não digo uma mera crise passageira, digo uma crise geral, total, como ocorreu na Rússia após o fim do comunismo ou em Berlim nos anos 20. Quebra das instituições. Moeda desvalorizada. Hiperinflação. Falta de comida. Falta de água. Falta de electricidade. Falta de Internet. Imagine uma multidão de gordos, que até ontem estavam brincando com seus iphones, andando pela cidade como zumbis, em busca não de uma conexão wifi, mas de água e comida. Vai ser o caos.

Multiculturalismo? As diversas culturas juntas enfrentando unidas as ameaças? Não creio. Gangues de negros e mexicanos lutarão entre si pelo direito de assaltar brancos e asiáticos. Não espere solidariedade entre árabes e arménios, ou entre indianos e judeus. Vai ser cada um por si.

Alguns poucos estarão bem preparados. É bem verdade que os EUA também são o país dos survivalists, e que as pessoas aqui desde pequenas vão se acostumando à idéia de um apocalipse vindouro. Quase todo blockbuster americano que se preze tem cenas de destruição, cataclisma, morte e horror. E, depois, 9/11, Katrina e os riots de 92 ainda estão presentes na memória coletiva. Mas a sensação é de que algo ainda pior virá.

Essa sensação só aumentou no governo Obama. Que a venda de armas e munições bateu todos os recordes não é segredo. Alguns vão além e estão construindo bunkers, com mantimentos de água e comida. Eu mesmo estou pensando em estocar água e alimentos, o que sempre é útil, mesmo em caso de terremotos. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Os analistas apontam uma reprise da crise de 29 em escala global. Possivelmente seguida de guerra também. Ou o contrário, guerra seguida de crise. Basta o Irã atacar Israel, ou Israel atacar o Irã, ou a Coréia do Norte atacar a Coréia do Sul, ou a China atacar Taiwan, ou algum novo terrorista atacar os EUA com uma dirty bomb. Não só explode a guerra, como o preço do combustível sobe as alturas, o comércio mundial é interrompido, e inicia a escassez.

E não pense que o Brasil escapa dessa. Essa não vai ser uma mera "marolinha" não.

A questão não é mais se a crise global vai acontecer. A questão é apenas quando.

Você está preparado?

5 comentários:

  1. eu não estou preparado... vai ser mto mto difícil. tão difícil que nem nos passa pela cabeça. pessoas completamente ignorantes e inconsciente dizem-me: "O PIOR AINDA ESTÁ PARA VIR." Venha o caos! Do caos vem a mudança! VENHA A LIBERDADE!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. O importante não é o que te sucede, senão como te enfrentas a isso.
    há muitas desgraças que se dão porque as pessoas andam constantemente alimentando o medo,
    os tempos que virão serão fortes e é preciso que as pessoas estejem preparadas psicologicamente atraves de bons pensamentos, boas energias, amor, paz, iluminação....
    não alimentem o medo, pois assim o estão criando e é o que irão viver, não esqueçam que nossos pensamentos são super poderosos, aquilo a que damos mais atenção, se fará realidade pra nós, pensem na paz, na bondade, em todas as coisa boas e maravilhosas, se quiserem um exemplo vejam a mãe natureza, vejam como ela é tão generosa com todos seus filhos, apesar de nossos comportamentos alturistas e ignorantes, pensem na vida o milagre mais grande de todos, ficamos admirados pela imensidão do universo, mas não sabemos ver que o nosso corpo é um universo em miniatura, se querem provas a inteligência superior, observem seu interior, sintam vosso coração ele só para no ultimo momento de nossas vidas. Pensem na paz , na alegria, na saúde ou melhor dito, não pense, sintam; isto com certeza fará a diferença na sua vida e será um escudo protector para os futuros acontecimentos.
    Ser Feliz é tudo o que importa!
    Paz para todos. Fiquem sempre com Deus

    Odete

    ResponderEliminar
  3. É disto que tenho receio..

    ResponderEliminar

Ficam por denrto das Novidades High Tech

Blogues Recomendados